Parece simples, mas não é !
Essa é a realidade.
Todas as transações de compra e venda de bens imóveis deve ser precedida de uma detalhada analise não só da documentação do imóvel, mas também da documentação pessoal do vendedor e comprador.
Após o fechamento da condição comercial, a segurança jurídica deve ser assegurada por advogado, profissional com a qualificação necessária para analise das certidões relacionadas ao imóvel e aos vendedores ou compradores.
Não custa lembrar que as pessoas envolvidas na transação podem ser casadas, divorciadas, separadas ou manter uma relação estável. Cada uma dessas situações merecerá um olhar específico.
Se o imóvel pertencer a pessoas físicas ou jurídicas ou tenham vindo para o patrimônio dos vendedores por herança ou doação, se foram adquiridos recentemente, igualmente todas estas situações devem ter uma análise diferente.
Por fim, até a análise do comprador é importante e necessária de modo a saber se o mesmo tem condições financeiras de suportar a aquisição que está efetivando para si ou para terceiros.